(32) 3229-0002

Transplante de Medula


Ser um doador de medula é fácil, indolor e não faz mal à saúde. Saiba como você pode ajudar a salvar uma vida.

O que é a medula óssea?
A medula óssea é o tecido responsável pela produção de células sangüíneas, fundamentais ao nosso organismo. Encontrada em sua forma líquida no interior dos ossos, a medula óssea produz células responsáveis pelo transporte de oxigênio (hemácias), pela defesa do corpo (glóbulos brancos) e pela coagulação do sangue (glóbulos vermelhos).

O que é o transplante de medula óssea?
O transplante de medula óssea é um procedimento usado para a cura de doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia. O tratamento consiste na substituição da medula óssea doente por células sanguíneas saudáveis de um doador compatível, para a reconstituição de uma nova medula.

Qual a probabilidade de se encontrar um doador compatível?
A probabilidade de se encontrar um doador compatível entre parentes é de 35%. Entre não-parentes, a possibilidade é de 1 em 100 mil. Daí a importância de um número expressivo de doadores.

Como posso ser um doador?
O procedimento é simples: recolhe-se uma pequena amostra de sangue do voluntário, que preenche um ficha com seus dados pessoais. Esse material é analisado e colocado à disposição dos hospitais que fazem o transplante de medula. Caso haja um receptor compatível, o voluntário é contatado e consultado sobre a possibilidade de doação.
No Brasil, o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula) coordena o cadastro de doadores voluntários.

Existem riscos para o doador?
Os riscos são mínimos, similares ao de uma cirurgia que utilize anestesia geral. Em um procedimento simples, retiram-se menos de 10% da medula do doador, com punções que aspiram o material sangüíneo. Em poucas semanas, o próprio organismo se recompõe.

Em Juiz de Fora, existe o cadastro de doares de medula?
Sim. O Hemocentro JF realiza palestras informativas todas as quartas-feiras às 7h30 e às 18h. A coleta da amostra é feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.

Conheça o Centro de Transplantes em Juiz de Fora.

Outras informações pelo telefone (32) 3216-3000 ou pelo site do Hemominas.

Hemocentro:
Endereço: Av. dos Andradas, s/n – Centro – Juiz de Fora – MG (atrás do Palácio da Saúde, ao lado do Mergulhão).
Horários de Funcionamento: das 7h às 18h, de segunda a sexta; das 8h às 11h aos sábados.